O I EUMA

O primeiro Encontro de Universitários Madeirenses teve lugar no dia 2 e 3 de setembro, no Arquivo Regional da Madeira. Este foi dinamizado pela AJMC e traduziu-se em 2 dias de partilha, aprendizagem e conexão entre os jovens madeirenses, para que estes não fiquem parados a olhar e sejam o presente e não só o futuro.

Possuímos um cronograma repleto de palestras e workshops com temas da atualidade e do interesse da respetiva faixa etária. Com um programa científico e formativo composto por 17 oradores, abrangemos temas desde a saúde mental, as criptomoedas, as oportunidades futuras, a participação jovem, políticas juvenis, a literacia financeira, entre outros.

Complementarmente a isto, o EUMA conteve um programa social vincado, de modo a conectar jovens madeirenses espalhados pela ilha, país ou mundo. Apostámos em diferentes dinâmicas sociais e momentos lúdicos. A título de exemplo, saliento o peddy-paper, com percurso pelas ruas e pontos emblemáticos da cidade do Funchal, e a atuação musical da Sara Correia, no Centro de Juventude do Funchal.

Adicionalmente e como cereja em cima do bolo, foram sorteados diversos prémios que auxiliam o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos participantes. Em lugar de destaque esteve o estágio de verão no Grupo AFA.

Por detrás destes 2 dias esteve uma equipa organizadora incansável durante 10 meses. A nossa maior recompensa foi o feedback positivo obtido por parte dos parceiros, entidades governamentais, oradores e participantes. Provando assim, a importância deste tipo de eventos formativos e de dar o devido destaque e voz aos jovens madeirenses, pois estes provaram que não querem ficar parados a olhar.

A nível pessoal, foi gratificante observar todo o networking criado e saber que os participantes saíram um pouco mais ricos, em espírito e sabedoria, do que entraram.

Umas palavras de agradecimentos a todos os parceiros e patrocinadores que, tal como nós, acreditam e incentivam à proatividade dos jovens. Em especial a Direção Regional de Juventude da Madeira, ao Grupo AFA, ao Jornal da Madeira, ao Arquivo Regional da Madeira e à Secretaria Regional da tutela.

Despeço-me com a promessa de que este evento pioneiro na Região Autónoma da Madeira não ficará pela sua primeira edição e que a AJMC afirmar-se-á como a associação juvenil mais ativa da Região.

Continuaremos conectados!

Cláudia Maciel [Coordenadora Geral do EUMA]

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *